Espaço Bebê

O Espaço Bebê é um ambiente preparado para aos bebês e seus cuidadores, tendo o brincar livre, a convivência, o apoio e a escuta como pilares do trabalho. Pensando que o vínculo mãe-bebê se constrói desde a gestação, o Espaço Bebê oferece propostas para recém-nascidos e bebês até 36 meses.

Por meio do brincar livre, instalações sensoriais, oficinas dirigidas e conversas com os pais e cuidadores, a equipe de profissionais, formada por psicólogos e educadores, acolhe e acompanha estas primeiras relações.

No Espaço Bebê, pais e cuidadores vivenciam juntos as primeiras descobertas de um ambiente coletivo.

Horário de Funcionamento:

Terça à sexta: das 8h30 às 12h30 e das 14h às 17h30

Sábados, domingos e feriados: das 9h30 às 13h e das 13h30 às 17h

Às segundas-feiras fechado para limpeza

Informações: 3818-8711/8854

espacobebe@hebraica.org.br

De 6 meses a 3 anos.
O piso térreo, chamado de “território do brincar livre”, é incentiva a exploração do ambiente permeada pelo movimento espontâneo. O brincar livre acontece a partir da vontade do bebê de conhecer e experimentar, e é por meio dele que acontecem o desenvolvimento psico-motor e a socialização das crianças.

O espaço lúdico das oficinas permite um mergulho e resgate de canções, brincadeiras, culturas e vivências coletivas, a fim de fortalecer e criar vínculos, levando estas experiências para o dia-a-dia das crianças e de suas famílias
O piso inferior do Espaço Bebê foi cuidadosamente preparado para as atividades que nele acontecem. Para recém-nascidos, o espaço também conta com infraestrutura para atender as demandas desta fase.
Nossas oficinas:

Musicalização
Esta oficina tem como objetivo sensibilizar musicalmente os bebês, através da exploração sonora, cancioneiro popular, brincadeiras, danças circulares e movimentos corporais, sempre de forma lúdica. A musicalização busca também a ampliação do repertório musical das famílias e sociabilização entre bebês, pais e cuidadores.

Minha Mãe Canta
Oficina para mães com bebês até 9 meses, que tem como foco principal o fortalecimento e estreitamento do vínculo mãe-bebê, por meio da voz da mãe, ela sabendo cantar ou não. As vivências são permeadas por um repertório de músicas tradicionais da cultura judaica e brasileira, indo do ídiche às cantigas de roda, com canções que tocam fundo e resgatam memórias.

Histórias e Brincadeiras Cantadas
Em uma roda que convida a todos, grandes e pequenos, contamos músicas, batucamos histórias e cantamos juntos, experimentando diversos instrumentos de percussão e o corpo como brinquedo.

A chegada de um bebê implica em uma readaptação na dinâmica familiar. Assim, o Espaço Bebê se propõe a acompanhar essas transformações, já no período da gestação e licença-maternidade, promovendo encontros, trocas de experiências e oficinas para as famílias da Hebraica.
Oferecemos grupos e oficinas especiais para esse momento: Minha Mãe Canta Para Mim, que trabalha a relação e o vínculo entre mãe e bebê por meio do canto, e o grupo Contato e Movimento, espaço de troca entre cuidadores, conexão com os bebês e contato com o corpo.

O chão, os tanques de areia, os brinquedos e os móveis foram projetados e pensados para promover um Espaço seguro para exploração, respeitando o processo de cada bebê.
Este ambiente é transformado periodicamente com propostas artísticas e criativas. Estas intervenções traduzem e acompanham as mudanças internas que os pequenos vivem e são um convite para que adultos e bebês encontrem um espaço de expressão espontânea.