Escola Maternal e Infantil
PARA CRIANÇAS DE 1 ANO E 5 MESES A 6 ANOS

“Bem-vindos à maternal! Uma escola comprometida a acolher, cuidar, educar e brincar”

Missão

Promover a formação integral dos alunos através de um projeto educacional qualificado, vinculado aos princípios e costumes da Cultura Judaica.

Valores

Inseridos no projeto pedagógico da escola e permeando as ações da equipe educativa, são cultivados o respeito ao próximo e às diferenças individuais; a cooperação; a ética; a solidariedade e a sustentabilidade.

➔ 16/03/1969 - inauguração da Escola Maternal “A Hebraica”, instalada dentro da Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo.

➔ 1971 - ampliação da escola, neste período o nome da Escola era Escola Maternal e Jardim de Infância “A Hebraica”.

➔ 1979 - a escola teve o apoio de diretoras voluntárias. Esther Schvartzman assumiu a coordenação da Escola Maternal.

➔ 1980 - Sarita Kreimer assumiu a direção da Escola, como voluntária. A proposta pedagógica da Escola foi reformulada e foi montado um atelier de artes e a primeira sala de aula no período da manhã.

➔ 1981 - a Escola passa a ser chamada Escola Maternal e Infantil “A Hebraica”.

➔ 1987 - foi inaugurada a Escolinha de Férias, que funcionava nos meses de julho e dezembro. Bela Vaie foi contratada como orientadora pedagógica. A Escola funcionava em dois períodos: manhã e tarde.

➔ 1990 - foi construído um andar adicional, que possibilitou a inauguração de três novas salas de aula e mais um banheiro infantil. Além disso, foi criada uma horta e um pomar no centro da Escola e estruturado um escorregador que unia o andar superior ao térreo.

➔ 1997 - a psicóloga Lilian Feldman Singal assumiu o trabalho de orientação psicológica escolar, contribuindo para a orientação de alunos, dos professores e das famílias. Foi criado o Curso Integral (optativo). Faziam parte do Curso Integral: computação, inglês, natação, culinária, danças judaicas, jogos e brincadeiras, recreação, artes, dentre outras propostas.

➔ 2004 - foi realizada uma nova reforma e novas classes foram originadas. Além disso, criou-se um centro de vivência artístico e de culinária.

➔ 2005 - o Curso Integral Regular foi encerrado e substituído pelo Curso Integral Bilíngue, em parceria com a Target, Teaching and Travelling.

➔ 2009 - A Escola Maternal e Infantil “A Hebraica” completou 40 anos.

➔ 2010 - Débora Steinbruch assumiu o trabalho de orientação psicológica escolar.

➔ 2012 - foi realizada uma nova reforma e o número de salas de aula foi ampliado.

➔ 2013 - Milene Schiftan passou a assessorar a Bela na organização administrativa da escola e Alessandra Keunecke a auxiliar a coordenação pedagógica do Maternal 1, hoje Grupo 1.

➔ 2014 - mais uma reforma foi feita, para atender a demanda de alunos. Lais Katz assumiu a coordenação de Cultura Judaica.

➔ 2015 - a psicóloga Paula Albano passou a compartilhar com a Débora o serviço de orientação de psicologia escolar, junto aos professores, aos alunos e suas respectivas famílias.

➔ 2020 - O espaço escolar foi modernizado.

➔ 2022 - a escola foi assumida por um colegiado composto por Milene Schiftan, na administração escolar; Laís Katz, na coordenação de Cultura Judaica; Alessandra Keunecke, na coordenação pedagógica; Paula Albano e Débora Steinbruch no trabalho de orientação psicológica escolar.

Acesse aqui o nosso Calendário Escolar para o ano de 2022 completo!

• Coordenadora Pedagógica: Alessandra Keunecke
• Coordenadora Administrativa: Milene Schiftan
• Orientadora de Cultura Judaica: Lais Katz
• Psicólogas: Debora Steinbruch e Paula Albano

Nossa equipe é constituída por profissionais das áreas de Pedagogia e Psicologia com formação voltada à Educação Infantil. Igualmente contamos com professores especialistas nas áreas de Cultura Judaica (a partir do grupo 2), Movimento (Educação Física - a partir do grupo 2), Música (a partir do grupo 1) e Inglês (a partir do grupo 2)

A Escola Maternal e Infantil “A Hebraica” é voltada para a educação de crianças de 1 ano e 3 meses a 6 anos. Desenvolve sua proposta pedagógica pautada no compromisso educacional de preservar a Cultura Judaica e a formação integral de seus alunos. Buscamos a inteireza dos sujeitos através da integralidade intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica.
As Tradições e os valores judaicos são largamente vivenciados nos costumes e práticas de cada criança por meio dos Chaguim (festas), Shabatot, músicas na língua hebraica, danças folclóricas infantis e histórias.
Em ambiente seguro, acolhedor e altamente estimulante, as crianças vivenciam experiências de aprendizagem significativas, favorecendo as brincadeiras, as interações, as múltiplas linguagens e o contato com a natureza.
Os conteúdos presentes na rotina escolar são desenvolvidos através de propostas e projetos investigativos, por meio da socialização de conhecimentos e de novas descobertas, num processo intenso, dinâmico, lúdico, investigativo e significativo de descoberta do mundo.
A Escola promove a criatividade, o desenvolvimento da autonomia, do respeito à diversidade, da cooperação, da solidariedade e da formação social.
Preocupa-se com a preservação da Cultura Popular Brasileira e assim, valoriza as matrizes culturais, o cancioneiro infantil, os jogos tradicionais, as danças, os contos, dentre outros pontos.

Principais características e objetivos da Escola Maternal e Infantil “A Hebraica”:

• Eixos estruturantes da proposta pedagógica: interações e brincadeiras; cuidar e educar;
• Crianças protagonistas, desempenham um papel ativo na escola e no seu processo de aprendizagem para que possam expressar suas interpretações de mundo;
• Respeito a Cultura da Infância e os direitos de aprendizagem das crianças: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se.
• Desenvolvimento da autonomia, das habilidades socioemocionais, socialização, cuidado consigo e com o outro, formulação de escolhas, resolução de conflitos.
• Gestão do tempo, dos espaços (territórios educativos) e das materialidades: elementos naturais, objetos desestruturados e tecnologia.
• Deferência às singularidades e individualidades.
• Respeito à diversidade etnico-racial e a inclusão.
• Formação de vínculos e relações de confiança entre as crianças, as famílias, o corpo docente, as equipes de coordenação e de apoio.

Centro de aprendizagem + centro de convivência = escola

Pilares educacionais:
Direito de aprendizagem e desenvolvimento:
• Conviver
• Brincar
• Participar
• Explorar
• Expressar
• Conhecer-se

Tradições e Cultura Judaica:
• Chaguim
• Shabatot
• Músicas
• Danças
• Histórias
• Costumes e práticas de cada criança

Campos de experiência:
• Experiências através das quais as crianças podem aprender e se desenvolver

Desenvolvimento da autonomia :
• Socialização
• Cuidado consigo e com os amigos
• Fazer escolhas
• Conflitos
• Protagonismo

Professores especialistas

• Cultura judaica (a partir do grupo dois)
• Música (a partir do grupo um)
• Movimento (a partir do grupo um)
• Educação Física (a partir do grupo dois)
• Inglês (a partir do grupo dois)

Informações Adicionais:

• Adotamos o uso de uniforme;
• Realizamos passeios pedagógicos a partir do Grupo 2;
• O lanche oferecido é supervisionado por nutricionista e o cardápio é variado, nutritivo e saudável.

O Curso Integral é uma excelente oportunidade para que as crianças desfrutem, no contraturno escolar, de atividades complementares e enriquecedoras. É organizado para crianças a partir do Grupo 1, oferecemos almoço, lanche da tarde e uma rotina lúdica com professores capacitados.

Modalidades:

• Curso Integral Bilíngue – terças e quintas-feiras até às 17h00
Special English Classes em parceria com a Target Idiomas
• Curso Integral com Arte – sexta-feira até às 16h30
Propostas de Artes e Teatro Infantil.

• Biblioteca como fonte de leituras e pesquisas
• Playgrounds distribuídos por faixa etária
• Quadras cobertas e descobertas
• Pista de cooper
• Teatros Arthur Rubinstein e Anne Frank
• Amplos espaços verdes
• Visitas às exposições da Galeria de Artes da Hebraica

Entrada:
Todas as classes, às 7h45.

Saída:
Grupo 1, às 12h00
Grupo 2, às 12h10
Grupo 3, Grupo 4 e Infantil 3, às 12h15

Plantão de entrada: a partir das 7h15
Plantão de saída: até às 13h00

Curso Integral Bilíngue (3as e 5as feiras)
Entrada: 7:45h
Saída: 17:00h

Curso Integral com Arte (6as feiras)
→ O funcionamento do curso dependerá do número de escritos
Entrada: 7:45h
Saída: 16:30h

Sistema de embarque e desembarque pela rua Ibiapinópolis.

Telefones:

E-mail: escolamaternal@hebraica.org.br

Rede Social: Instagram @escolamaternalahebraica

Cronograma

domingo segunda terça quarta quinta sexta sábado
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1
2
3