Escola Maternal e Infantil “A Hebraica”
PARA CRIANÇAS DE 1 ANO E 5 MESES A 6 ANOS

“Bem-vindos à maternal! Uma escola comprometida a acolher, cuidar, educar e brincar”

Nossa missão

Promover a formação integral das crianças através de um projeto educacional qualificado e pautado na valorização dos princípios e costumes da Cultura Judaica.

Nossa visão

Nossa proposta pedagógica tem por objetivo central formar cidadãos pensantes, dispostos e receptivos a novos desafios e conhecimentos; que compreendem seus próprios direitos, deveres e valores como também os daqueles que os rodeiam, sendo criativos, críticos e transformadores. Objetivamos, desta forma, validar o repertório de conhecimentos de nossas crianças e criar condições para que compartilhem novos saberes e descobertas, confrontem pontos de vista e atuem como sujeitos cooperativos.
Procura adequar-se às características e recursos da comunidade judaica na qual nossa instituição encontra-se inserida, decorrendo de um projeto fundamentado em princípios claramente formulados, que direcionam a convergência dos objetivos visados pela ação educativa, bem como a coerência entre seus fins e meios.

➔ 16/03/1969 - inauguração da Escola Maternal “A Hebraica”, instalada dentro da Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo.

➔ 1971 - ampliação da escola, neste período o nome da Escola era Escola Maternal e Jardim de Infância “A Hebraica”.

➔ 1979 - a escola teve o apoio de diretoras voluntárias. Esther Schvartzman assumiu a coordenação da Escola Maternal.

➔ 1980 - Sarita Kreimer assumiu a direção da Escola, como voluntária. A proposta pedagógica da Escola foi reformulada e foi montado um atelier de artes e a primeira sala de aula no período da manhã.

➔ 1981 - a Escola passa a ser chamada Escola Maternal e Infantil “A Hebraica”.

➔ 1987 - foi inaugurada a Escolinha de Férias, que funcionava nos meses de julho e dezembro. Bela Vaie foi contratada como orientadora pedagógica. A Escola funcionava em dois períodos: manhã e tarde.

➔ 1990 - foi construído um andar adicional, que possibilitou a inauguração de três novas salas de aula e mais um banheiro infantil. Além disso, foi criada uma horta e um pomar no centro da Escola e estruturado um escorregador que unia o andar superior ao térreo.

➔ 1997 - a psicóloga Lilian Feldman Singal assumiu o trabalho de orientação psicológica escolar, contribuindo para a orientação de alunos, dos professores e das famílias. Foi criado o Curso Integral (optativo). Faziam parte do Curso Integral: computação, inglês, natação, culinária, danças judaicas, jogos e brincadeiras, recreação, artes, dentre outras propostas.

➔ 2004 - foi realizada uma nova reforma e novas classes foram originadas. Além disso, criou-se um centro de vivência artístico e de culinária.

➔ 2005 - o Curso Integral Regular foi encerrado e substituído pelo Curso Integral Bilíngue, em parceria com a Target, Teaching and Travelling.

➔ 2009 - A Escola Maternal e Infantil “A Hebraica” completou 40 anos.

➔ 2010 - Débora Steinbruch assumiu o trabalho de orientação psicológica escolar.

➔ 2012 - foi realizada uma nova reforma e o número de salas de aula foi ampliado.

➔ 2013 - Milene Schiftan passou a assessorar a Bela na organização administrativa da escola e Alessandra Keunecke a auxiliar a coordenação pedagógica do Maternal 1, hoje Grupo 1.

➔ 2014 - mais uma reforma foi feita, para atender a demanda de alunos. Lais Katz assumiu a coordenação de Cultura Judaica.

➔ 2015 - a psicóloga Paula Albano passou a compartilhar com a Débora o serviço de orientação de psicologia escolar, junto aos professores, aos alunos e suas respectivas famílias.

➔ 2020 - O espaço escolar foi modernizado.

➔ 2022 - a escola foi assumida por um colegiado composto por Milene Schiftan, na administração escolar; Laís Katz, na coordenação de Cultura Judaica; Alessandra Keunecke, na coordenação pedagógica; Paula Albano e Débora Steinbruch no trabalho de orientação psicológica escolar.

Acesse aqui o nosso calendário escolar para os meses de janeiro e fevereiro do ano de 2025.

• Coordenadora Pedagógica: Alessandra Keunecke
• Orientadora de Cultura Judaica: Lais Katz
• Coordenadora Administrativa: Milene Schiftan
• Psicóloga Escolar: Debora Steinbruch
• Assessora de Práticas Inclusivas: Paula Albano

Nossa equipe é constituída por profissionais das áreas de Pedagogia e Psicologia com formação voltada à primeira infância. Igualmente contamos com professores especialistas de Cultura Judaica, Movimento (Educação Física), Música e Inglês.

A educação de crianças na Educação Infantil é o primeiro e decisivo passo para atingirmos a continuidade e expansão do ensino, propiciando aos bebês e às crianças a oportunidade de desenvolverem-se como indivíduos ativos na construção de seu conhecimento, dentro do contexto histórico e social no qual se desenvolvem.
Em nossa concepção de ensino, consideramos nossos bebês e crianças seres capazes e inteligentes, que se apropriam de conhecimentos desde o momento em que nascem e que podem contribuir para o engrandecimento e desenvolvimento da comunidade escolar à qual pertencem através de propostas e brincadeiras que possibilitem a construção de relações sociais, atuando como sujeitos construtores de sua identidade e cidadania.
Temos igualmente a preocupação de promover a formação da identidade judaica, transmitir às nossas crianças as principais tradições e valores judaicos: chaguim, shabatot, músicas, danças, histórias, brincadeiras e costumes.
Nosso cotidiano escolar opta por levar às crianças oportunidades de usufruir de experiências dotadas de significado, agindo física e mentalmente sobre os fatos que ocorrem no mundo.
As práticas educacionais da Escola Maternal e Infantil “A Hebraica” têm se baseado na teoria desenvolvida por Jean Piaget e colaboradores (Epistemologia Genética) e também na teoria sócia histórica desenvolvida por L. S. Vygotsky e discípulos, seguindo uma concepção pedagógica de orientação sócio construtiva.
Objetivamos desta forma fazer com que nossas crianças atuem em trabalhos cooperativos, confrontem pontos de vista divergentes, procurem aceitar diferentes características entre seus pares, ao realizar propostas e brincadeiras com divisão de funções e responsabilidades, como igualmente compartilhar conhecimentos e novas descobertas num processo social intenso.
Complementamos nossas práticas educacionais com alguns princípios de Loris Malaguzzi ao considerarmos as múltiplas linguagens, o protagonismo infantil, a valorização dos processos infantis, a escuta ativa do professor e sua formação/ autoformação. Do exposto, valorizamos os processos mais do que os produtos e buscamos documentar nossas práticas.
Contamos em nossa equipe com professores que procuram exercer o papel de cidadãos, pessoas críticas, em busca de novas informações e conhecimentos e que contribuem para o progresso educacional da nossa comunidade.
Procuramos aprimorar o trabalho dos docentes para estes realizarem um trabalho cada vez mais qualificado. Tal medida é levada a efeito através de palestras, cursos de aperfeiçoamento, estudos em grupo, discussão de textos, reuniões, avaliações de desempenho profissional, leituras e trocas de experiências.
Nosso corpo docente é composto por 17 professores, 6 professores especialistas, 12 professores auxiliares e 5 estagiárias. Nossas morot têm graduação em pedagogia, habilitações, especializações e pós-graduações.
A equipe é complementada por 15 atendentes, duas secretárias, uma jovem aprendiz e uma assistente administrativa.
O grupo gestor é composto por 3 coordenadoras e 2 psicólogas.
Atualmente a escola tem 17 turmas, distribuídas nos grupos Katan, 1, 2, 3, 4 e 5, para o curso regular.

Professores Especialistas:

• Cultura judaica (a partir do Grupo 2)
• Música (a partir do Grupo Katan)
• Movimento (a partir do Grupo 2)
• Inglês (a partir do Grupo 2)

Alimentação:
O lanche é constituído sempre de frutas, sucos naturais, pães, bolos secos, legumes, verduras, dentre outros alimentos que são rodiziados semanalmente.
Para as crianças dos Grupos Katan e 1 o lanche é preparado de forma diferenciada, com alimentos de consistência e tamanho ideal para a faixa etária.
A cozinha da Escola Maternal prima por garantir o controle higiênico e sanitário dos alimentos, nossos profissionais adotam procedimentos orientados e supervisionados por uma nutricionista.
Durante o horário do lanche os professores têm como objetivo promover a sensibilização sensorial através do paladar e do olfato, a autonomia das crianças para servir-se, alimentar-se e manter bons hábitos alimentares. As crianças são incentivadas a diversificar a escolha dos alimentos.
O almoço é preparado pelo restaurante Or Gastronomia e sua culinária Kasher, segue os mesmos preceitos alimentares.
A alimentação é de fundamental importância para o desenvolvimento, crescimento e manutenção da saúde infantil.

Professores especialistas

• Cultura judaica (a partir do Grupo 2)
• Música (a partir do Grupo 1)
• Movimento (a partir do Grupo 2)
• Educação Física (a partir do Grupo 2)
• Inglês (a partir do Grupo 2)

Informações Adicionais:

• Adotamos o uso de uniforme;
• Realizamos saídas culturais a partir do Grupo 2.

O Curso Integral é uma excelente oportunidade para que as crianças desfrutem, no contraturno escolar, de atividades complementares e enriquecedoras. É organizado para crianças a partir do Grupo 1, oferecemos almoço, lanche da tarde e uma rotina lúdica com professores capacitados.

Modalidades:

• Curso Integral Bilíngue – terças e quintas-feiras até às 17h00
Special English Classes em parceria com a Target Idiomas
• Curso Integral com Arte – sexta-feira até às 16h30
Propostas de Artes e Teatro Infantil.
• Período estendido – Essa nova proposta possibilita ampliar a permanência das crianças na Escola e com isso potencializar novos interesses e percursos criativos, que colaborarão para o seu desenvolvimento integral. Os projetos do período estendido são elaborados pelos educadores de nossa escola juntamente com a coordenação pedagógica e perpassam temáticas como: culinária, brincadeiras tradicionais, jardinagem, artes plásticas, dentre outras.
• Parceria com a Escola de Esportes (faixa etária de início acordada com o departamento esportivo e suas modalidades) – Almoço com a nossa equipe, servido pelo restaurante Kasher, às segundas e quartas-feiras.

• Biblioteca como fonte de leituras e pesquisas
• Playgrounds distribuídos por faixa etária
• Quadras cobertas e descobertas
• Pista de cooper
• Teatros Arthur Rubinstein e Anne Frank
• Amplos espaços verdes
• Visitas às exposições da Galeria de Artes da Hebraica

Entrada:
Todos os grupos, às 7h45.
Plantão de entrada: a partir das 7h15.

Saída:
Grupo Katan, às 12h00
Grupo 1, às 12h00
Grupo 2, às 12h10
Grupo 3, Grupo 4 e Grupo 5, às 12h15
Plantão de saída: até às 13h00.

Curso Integral Bilíngue (terças e quintas)
Entrada: 7h45
Saída: 17h00

Curso Integral com Arte (sextas)
→ O funcionamento do curso dependerá do número de escritos
Entrada: 7h45
Saída: 16h30

Sistema de embarque e desembarque pela rua Ibiapinópolis, para o período regular e curso Integral Bilíngue.

Telefones: (11) 3818-8938/8939 | Whatsapp: (11) 98164-0945

E-mail: escolamaternal@hebraica.org.br

Rede Social: Instagram @escolamaternalahebraica

Cronograma

domingo segunda terça quarta quinta sexta sábado
23
24
25
26
27
28
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
3
4
5