Exposição: A Tragédia do Holocausto

O MIS remonta a história do Holocausto a partir de março, com uma exposição sensorial inédita, elaborada em dois atos. No primeiro andar, A tragédia do Holocausto: a vida de Julio Gartner irá apresentar o que foi o Holocausto por meio da história real de um sobrevivente: Julio Gartner. Polonês radicado no Brasil, ele faria 100 anos em 2024.

A exposição levará aos visitantes o registro histórico da Segunda Guerra Mundial e do terror impelido ao povo judeu ao percorrer os ambientes, locais e cenários marcantes que compõem a trajetória do personagem central, desde sua adolescência até a chegada ao Brasil. No segundo ato da mostra, há uma homenagem especial a alguns personagens que denominamos “Anjos do Holocausto”, cidadãos comuns que se dedicaram à ajuda de judeus perseguidos e presos – dentre eles o alemão Oskar Schindler, o britânico Nicholas Winton e a brasileira Aracy de Carvalho.

A exposição reproduz – utilizando cenografia, vídeos, fotos, sons e efeitos – pontos e locais marcantes na história do Holocausto (Gueto de Cracóvia; câmara de gás em Auschwitz; vagão de trem que levava aos campos de extermínio; crematório de Melke; túneis e minas de Ebensee, entre outros). A mostra apresenta ao público fotografias e objetos originais cedidos pelo United States Holocaust Memorial Museum, entre outras instituições.

Valor: R$ 40 (associados)

Mais informações e inscrições na Central de Atendimento:
3818-8888/8889