Clube de Leitura: Extremamente alto & Incrivelmente perto

Evento Gratuito

Livro: Extremamente alto & Incrivelmente perto, de Jonathan Safran Foer.

Sinopse: o principal narrador do livro, Oskar, é um menino extremamente inteligente de 9 anos de idade, que sofre com a morte do pai, uma das vítimas do ataque ao World Trade Center, que estava no local da tragédia por um mero acaso: uma reunião no Windows of the World, o restaurante no último andar de uma das torres. A dor de Oskar não vem só da perda, mas do fato de julgar ser o único a ouvir as últimas palavras emitidas pelo pai, deixado numa secretária eletrônica.

O grande mérito da história de Johnathan Foer é que Oskar é uma criança intelectualmente bem dotada, aparentemente madura para sua idade, mas ainda assim, é uma criança que não tem ideia de como lidar com a dor e usa a imaginação para criar inventos absurdos e escrever cartas para celebridades do mundo científico, oferecendo-se como pesquisador assistente. É essa mesma imaginação fértil que o levará a se transformar em detetive, após encontrar uma chave, que aparentemente nada abre, entre os guardados do pai.

A narrativa é conduzida não apenas por frases e parágrafos, mas também por palavras dispersas, grafismos, cores, fotos, códigos numéricos e textos sobrescritos. Tais recursos são muito mais que maneirismos estilísticos: exemplificam a dificuldade de estabelecer comunicação, de achar as palavras certas no momento certo. Uma inteligente metáfora para os personagens de Foer, pessoas que amam profundamente, mas têm extrema dificuldade em dizê-lo.

Participe de uma experiência especial para pessoas que gostam de literatura e curtem trocar ideias e impressões sobre o que estão lendo.

Mediadora: Vivian Schlesinger

Local: pela plataforma Zoom

Informações e inscrições antecipadas (até 10/11): 3818-8826/8802 ou biblioteca@hebraica.org.br